sábado, 19 de março de 2011

Musicoterapia no Vila Mulher

O Grupo RAJ foi destaque em matéria sobre musicoterapia no portal Vila Mulher. Clique aqui para visualizar.



A musicoterapia tem o objetivo de integrar uma pessoa ou um grupo para que ela possa se desenvolver em seu meio tendo uma maior qualidade de vida, se reabilitando ou até mesmo desenvolvendo seus potenciais.
Existe um espaço em São Vicente, na Baixada Santista, que trabalha essa prática com adultos que procuram uma redução do estresse e da depressão.

Trata-se do grupo RAJ (composto pelo trio Rogério Baraquet, Abigail Baraquet e Jaime Lopes) que possui a proposta da Musicoterapia Dinâmica, responsável por fazer com que as pessoas participem ativamente de todos os processos, que incluem dentre outros, a psicoterapia sonora, a psicomotricidade ritmica e a cantoterapia.

O processo terapêutico se dá de maneira dinâmica e muitas vezes lúdica. Sem a exigência da verbalização, a atividade é realizada com músicas diferenciadas, sem conteúdo emocional, produzidas pelo músico Rogério Baraquet e desenvolvida durante as aulas com o apoio do professor de ritmos Jayme Lopes. A "vivência" (termo usado pela musicoterapeuta Abigail Baraquet) pode ser realizada toda semana, mas ela aconselha uma frequência quinzenal, porque as atividades são intensas e seus efeitos prolongados.

Abigal, que é psicóloga há mais de trinta anos, especializou-se na área da Musicoterapia e há dez anos e realizou um excelente trabalho junto ao corpo da Polícia Militar do Estado de São Paulo. "Eu participava da Subcomissão da Polícia Comunitária de São Vicente junto com o Jayme. A partir daí começamos a trabalhar a valorização e a motivação da Polícia Militar através da musicoterapia. Por conta da postura e rigidez que eles possuem em função do cargo, eram trabalhados o equilíbrio, a concentração, a atenção, entre muitas outras coisas, inclusive a autoestima.

O Projeto da Self-Music, que conta com várias das técnicas da musicoterapia realizada no espaço em São Vicente, trabalha com no máximo dez pessoas e também atendem grupos de empresas/indústrias que procuram aumentar a motivação de seus funcionários. "Nesse projeto a pessoa é obrigada a entrar num nível do inconsciente através dos sons, a carga de energia negativa acumulada é eliminada e, depois de um tempo, por meio dessas técnicas, a pessoa que vem em busca de auxílio para algum problema, tem a capacidade de soluciná-lo sozinha", explica Abigail.

Para mais detalhes, existe o blog e o espaço do Grupo RAJ fica na Avenida Quintino Bacaiúva 917, em São Vicente. Telefone: (13) 3466-4615.

Por Jessica Moraes

Um comentário: