O que é

Ouça a entrevista sobre musicoterapia para a rádio UniSantos:


Geralmente a musicoterapia é associada à simples audição ou aplicação de sons sobre a pessoa, no intuito de trazer equilíbrio, relaxamento e alívio das tensões, atuando como terapia auxiliar na superação de doenças psicossomáticas. A proposta da Musicoterapia Dinâmica é fazer com que as pessoas participem ativamente de todos os processos, que incluem a psicoterapia sonora, a psicomotricidade ritmica e a cantoterapia.

PSICOTERAPIA SONORA
Técnica que consiste na audição de sons diferenciados e aplicação de instrumentos musicais diretamente sobre o corpo das pessoas, promovendo um estado meditativo.

Trata-se de uma abordagem terapêutica inovadora que através da aplicação de técnicas psicomotoras de ritmos, do canto e acupuntura sonora, proporciona aos que dela participam acesso aos vários níveis de inteligência e condições de uma auto terapia que se diferencia dos padrões convencionais.

PSICOMOTRICIDADE RITMICA
Movimentos específicos realizados com músicas especialmente selecionadas (étnicas, clássicas, incluindo musicas próprias executadas ao vivo. O objetivo é introjetar adequadamente o esquema corporal, promover o equilíbrio do corpo, trabalhar a noção espacial e a capacidade visual e auditiva proporcionando maior condições de atenção, memorização rompendo as couraças musculares acumuladas por tensões e dificuldades psicomotoras.

Através da Psicomotricidade Musical os mecanismos do cérebro são estimulados, proporcionando, principalmente: equilíbrio, concentração e auto estima. Os movimentos são calculadamente executados para que possam ser trabalhados a lateralidade e os hemisférios cerebrais.

CANTOTERAPIA (Terapia do Canto)
Tem o objetivo de levar a autodescobertas através da entoação de sons próprios e da manipulação de instrumentos musicais diversos. Os participantes podem descobrir vocações e fazer com que a energia da inteligência musical se manifeste de forma prática.

Na Cantoterapia são utilizadas técnicas de Hatha Yoga para reforçar o equilíbrio e a concentração. Exercícios de respiração trazem um maior centramento e a entoação de sons vocais estimulam a auto aceitação. A Neurolinguística Musical é trabalhada através da entoação de trechos de música selecionados, com mensagens positivas que as pessoas enviam a si mesmas. Ao final de todo esse processo, é inevitável sentir-se estimulado e bem disposto.


A atuação dos terapeutas é de aplicação das técnicas, facilitação e suporte. Dispensa a verbalização e mesmo sendo realizada em grupos, não expõe os integrantes.

Trata-se de um processo terapêutico que torna as pessoas independentes e com condições próprias para solucionar seus problemas e dificuldades.

O processo terapêutico pode ser realizado em grupos com 2 sessões (vivências) mensais de aproximadamente 2 horas de duração cada. Também fazemos atendimentos individuais.