segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Musicoterapia, comportamento, educação e saúde

Artigo publicado no blog: Musicoterapia e Qualidade de Vida

Fala-se muito na falência do sistema educacional, em politicas e projetos sociais, para melhorar a qualidade de ensino, e diminuir a violência que grassa por todo planeta, com requintes de maldade jamais imaginados até mesmo nas populações mais primitivas.

Até que ponto a música pode ter um significado importante influindo no comportamento das pessoas?

Podemos observar que alguns estilos musicais vigentes são bastante agressivos tanto no que diz respeito ao ritmo, melodia e letras, sem contar o alto volume em que são ouvidas e que por si só já é suficiente para causar em princípio, problemas auditivos incluindo surdez irreversível.

Considerando-se que a música tem um papel importantissimo no que diz respeito a emoção automaticamente influencia diretamente nosso comportamento.

Alguns segmentos da sociedade, tais como hospitais e indústrias já estão usando a música como coadjuvante na solução de problemas físicos e psiquicos. Algumas pessoas também estão inserindo a música em projetos sociais com resultados surpreendentes, no sentido de estimular a criatividade, retirar pessoas do vício de drogas e até mesmo na profissionalização de menores carentes, haja vista o exemplo que nos é dado no filme "Orquestra de Meninos", já em cartaz.

O papel da musicoterapia torna-se importante a medida que é feito um inventário de interesses musicais, como por exemplo: que tipo de música estamos ouvindo, quais as nossas preferencias de estilos, ritmos e qual o significado das letras dessas músicas. Essa indagações podem levar ao conhecimento dos conteúdos emocionais e psicológicos que estão atuando como elemento desencadeante de vários problemas e comportamentos e que via de regra afetam diretamento o organismo provocando várias doenças.


O fato de se ouvir constantemente um determinado tipo de música com melodia e letras deprimentes, podem estar demonstrando e reforçando esquemas inadequados de baixa auto -estima, resistencia, patologias etc. e assim sendo aspectos psico-emocionais importantes poderão ser aferidos através da aplicação de um inventário assim, feito por profissionais competentes.

Recentemente foi aprovado um projeto de lei que obriga o ensino e uso da Música nas escolas. Finalmente!!!

Assim sendo acreditamos que tanto o ensino da música como a aplicação de técnicas musicoterápicas poderão exercer um papel importantissimo contribuindo inclusive para a evolução planetária.

Abigail Baraquet - Musicoterapeuta e Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário