quinta-feira, 21 de abril de 2011

Cantar melhora capacidade pulmonar, fortalece músculos e relaxa


Muito esclarecedora e interessante a matéria veiculada na Folha de S. Paulo, que integra os conhecimentos que buscamos transmitir com a cantoterapia.

A matéria explica que cantar faz muito bem à saúde, "melhora a capacidade pulmonar e o sistema imunológico, fortalece a barriga e alivia o estresse". Segundo a entrevista feita pela Folha com o professor Graham Welch, que é especialista em Educação Musical da Universidade de Londres e pesquisador, "o canto ativa o corpo e a mente".

Cantar é uma atividade física, psicológica, social e musical. Diferentes sistemas modulares no cérebro são usados para lidar com as características musicais do canto, como o tom, o ritmo e as letras, e integrá-las". Ele cita também: "A sensação de bem-estar é aumentada pelo efeito sociopsicológico de fazer música como parte de um grupo".

O corpo humano é como um instrumento e o som envolve todos os órgãos, principalmente o respiratório e o cardiovascular. A memória emocional também é acionada no momento da atividade.


Integrantes da banda Sidarta
O ato de cantar para fazer o bem não é recente. Na Índia, a entoação de mantras com o intuito de integrar mente, corpo e alma já é praticado há séculos. "O mantra ajuda a focar a mente e deixá-la em equilíbrio com o corpo. Ao cantar em grupo, as pessoas fazem bem a si mesmas e, espalhando essa harmonia pelo universo, beneficiam todos os outros seres", diz a professora de canto indiano, Ratnabali Adhikari.
Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário